Translate/Traductor

Pagina Inicial

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Herói da semana #5: Doutor Oculto


Doutor Oculto (também conhecido como Detetive Fantasma ou Doutor Richard Occult) é um personagem de histórias em quadrinhos da editora DC Comics, criado pelo escritor Jerry Siegel e pelo ilustrador Joe Shuster (os mesmos criadores do Superman). Teve sua primeira aparição antes mesmo da Era de Ouro dos quadrinhos, em 1935, na revista “More Fun Comics” nº 6, sendo o primeiro personagem da editora que pode ser classificado como super-herói.
Como parte dos heróis dessa época ele não tinha uma origem definida, era apenas um investigador particular com poderes sobrenaturais que buscava resolver casos de natureza mística. Mas ao ser resgatado na década de 80 na revista All-Star Squadron (Comando Invencível) a origem do personagem foi finalmente definida.  

            
Ela começa em 31 de dezembro 1899, no Meio-Oeste dos Estados Unidos, quando uma seita realiza um culto demoníaco a fim de invocar Satã. Para isso deveria oferecer em sacrifício duas crianças inocentes de ambos os sexos, sequestrados de uma família.
No entanto, quem atendeu o chamado foi uma entidade maligna chamada Koth, que rejeita o sacrifício, pois prefere almas corrompidas e pecadoras. Assim ao som das 12 badaladas que anunciavam a vinda de um novo ano, Koth devorou todos os integrantes da seita e os levou para seu reino. As duas crianças chamadas Richard e Rose são salvos por Zator, um místico infiltrado no ritual, que os leva até a Cidadela dos Sete, uma poderosa organização de místicos.
As crianças apresentam naturais habilidades místicas, e após certa resistência, os Sete permitem que eles fiquem e estudem as artes ocultas sob os cuidados de Zator e são batizados de Doc e Rose ( Há versões que dizem que eles são irmãos, outras que se apaixonam).
Doc ganha um amuleto o “Símbolo dos Sete (um disco com uma cruz de malta, que funciona absorvendo e redirecionando as forças sobrenaturais, o que lhe permite viajar para qualquer lugar através do plano astral) e o codinome de Doutor Oculto, e Rose de Rose Psychic (também conhecida como Rose Spiritus).
Após tantos anos de estudos eles se mudam para Nova York. Doc adquire o título de doutor em ciências e abre uma agência de detetives especializada em mistérios sobrenaturais, com Rose como sua secretária e parceira.

Doutor Oculto com o "símbolo dos sete".

Doutor Oculto já fez parte de vários grupos de super-heróis, são eles: Comando Invencível, Brigada dos Encapotados, Sentinelas da Magia e a Sociedade da Justiça.
Em uma  missão com a Sociedade da Justiça, no combate a uma entidade de outra dimensão conhecida como Stalker, Oculto teve sua alma devorada e, para que o detetive sobrevivesse, Rose realizou um encanto no qual fundia sua alma à do herói. Oculto sobreviveu, mas graças ao feitiço, ele e Rose não podem ficar no plano físico ao mesmo tempo. Portanto, se revezam nas aparições.

Doutor oculto na Brigada dos Encapotados.

Ao invés de irmãos ou parceiros, Doutor Oculto e Rose Psychic foram retratados por Neil Gaiman em "Os livros da Magia" como versão feminina e masculina da mesma pessoa, que se alternavam dependendo da situação (Rose entra em ação quando a situação exige comunicação e delicadeza, e Oculto quando é necessário força).

 Doutor Oculto e Rose Psychic em "Os livros da Magia"


Habilidades
  • Criar ilusões;
  •  Telecinése;
  •  Hipnose;
  • Invisibilidade;
  • Converter seu corpo e o de outros em fantasmas através do toque;
  •  Não envelhece ao ritmo normal, mantendo a mesma aparência dos anos 30, talvez sendo imortal;
  •  O Símbolo dos Sete permite : Exorcismo, reflexão de raios, proteção contra magias e causar temor nos inimigos.
  • Exímio detetive e ocultista

Curiosidades
  • O Símbolo dos sete já foi usado junto com a bateria do Lanterna Verde Alan Scott como um elo entre os místicos do Universo DC, para criarem um ritual que aprisionou os demônios da Sombra do Antimonitor em Crise nas Infinitas Terras. O sensor psiônico permite detectar ondas de pensamentos maus. 
  • Após alguns anos Koth retorna e para detê-lo, o Dr. Oculto reencontrou seu mestre Zator e os Sete, e juntos eles conseguiram derrotá-lo.
Sendo irmãos, amantes ou a mesma pessoa, Doutor Richard Occult é sem dúvida um personagem fantástico com uma história bem peculiar. 

ÀCaminhoDaRevoluçãoNerds
See you soon...
Nathy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário