Translate/Traductor

Pagina Inicial

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Nerd Dica#1 Como vencer a Procrastinação

Olá Leitores da Revolução!

Se você tem acompanhado nosso blog a algum tempo, tem notado que passamos um longo período em inatividade desde nossa ultima postagem.

Este fato pode ser explicado em inumerados problemas, como falta de tempo, ideias criativas e longos e cansativos etc...

Mas, prestando real atenção a maneira que vivemos, nos comportamos e tomamos decisões, percebemos que o maior problema não era nenhum destes, mas sim nós mesmos.

Assustador não? 
Imagine que nós somos os maiores vilões da nossa própria história...



Então resolvi que era hora de mudar e recomeçar. 
Para tal criamos esta nova Tag, que tem por função ajudar e dar dicas de formas simples e interessantes, para melhorar a qualidade de vida e aproveitamento das pessoas.

Vamos começar com um tema que atrapalha muitos desavisados. A PROCRASTINAÇÃO.


1.Mas o que com Feijão?



Para quem não conhece o termo, procrastinação é o ato ou efeito de procrastinar (Não brinca!).

"Procrastinar segundo o Dicionário é: Transferir para outro dia ou deixar para depois, adiar, delongar"

Podemos entender que se trata do ato de deixar para depois coisas que deveríamos fazer agora. 
Mas o prejudicial é que na maioria das vezes este depois não chega, ou só chega quando os prazos já estão no fim. 


2.Bem, eu não Procrastino...



Imagine que você está com um projeto para entregar ou um trabalho para fazer, então resolve que no dia seguinte levantará cedo e irá colocar seu trabalho em ação e tirar seus projetos do papel.

Mas então você acorda as sete da manhã e percebe que é muito cedo eque pode ficar mais dez minutos na cama. Dez minutos de cochilo se passam e você se levanta as 8:30 da manhã para iniciar seu dia. Sem problemas, ainda temos muito tempo.

Você então cumpre seus hábitos higiênicos matinais e para para tomar café, porque saco vazio não para em pé. 
Durante o café você pega um jornal ou entra na internet para ver o que anda acontecendo pelo mundo, afinal temos que estar conectados.

Acabado seu longo café da manhã você se senta na sua mesa de trabalho e percebe que esta bagunçada, logo vai arruma-la. Mais tempo...

Por fim você se senta para continuar e seu Smartphone te notifica que tem vídeos novos para você assistir. Cinco minutos é pouco tempo então não tem problemas assistir um videozinho. Mas então vem outros videos e você continua por só mais "cinco minutos".

Logo você vê algo muito legal e resolve compartilhar nos seus grupos do WhatsApp. Então alguém te chama e você para um pouquinho para conversar.



Pronto. acho que este projeto vai continuar no papel.

Me diga quem nunca passou por um situação semelhante?

Quer um exemplo ainda mais clássico de Procrastinação?

- Um Super-herói invade a fortaleza secreta de um vilão então descobre que caiu em uma armadilha e foi capturado. Logo o vilão solta sua famigerada Gargalhada do Mal e começa a contar para o Herói como derrotou ele... Ai já viu né.

Procrastinação leva a derrota. Mas no fim todos fazemos isto.


3. Beleza. Já sei o que é. Mas o que eu faço?

Procrastinar se tornou tão normal na vida de muitas pessoas que dificilmente notamos que estamos presos neste labirinto de produção, em que esgotamos tempo e rendemos muito pouco. Mas a solução ainda existe e ela pode ser alcançada em três passos:




  1. Identificar;
  2. Substituir ou eliminar;
  3. Recomeçar.










1- Mas o que?....

Bem se você procrastina muito e isto se tornou comum em sua vida fique sabendo que isto já esta fazendo parte de você.
Seu cérebro já está tão acostumado com isto que para ele é tão normal como piscar, logo estamos presos em uma armadilha em que vamos repetir as mesmas coisas todos os dias.



O primeiro passo então é identificar o problema. 
Precisamos identificar e definir bem qual o Gatilho que aciona a sua procrastinação. 
Então simplesmente nós observamos, pensamos e escrevemos tudo que de alguma forma desatina o comportamento de adiar as coisa ou que tira nossa atenção que é menos importante. 

Mas é necessário que se esclareça bem seus gatilhos, pois um problema bem definido é um problema 50% resolvido.

2 - Escrevi o que me atrapalha.

Se conseguimos definir o problema que nos atrapalha, já estamos no caminho para vence-lo, mas a parte mais importante vem agora.

A exemplo vamos pensar que Maria usa o celular todos os dias pela manhã e então gasta duas horas com mensagens em grupo familiares e publicações em suas redes sociais.
Maria seguiu o passo um e percebeu que seu celular é um gatilho da procrastinação. 
Estamos chegando lá...
Então ela parte para o ponto dois: Eliminar ou Substituir.


Provavelmente Maria não pode e nem deve jogar fora seu Smartphone por roubar seu tempo, mas ela pode substitui-lo por outras coisas ou substituir sua localização. 
Se acaso ela sempre usa seu celular no café da manhã, pode experimentar coloca-lo em um local afastado em que ela não tenha fácil acesso ou manter seu acesso a internet desligado caso não possa afastá-lo no momento.

Em resumo isto é livre-se do seu gatilho, mantenha distância dele.
Se acaso seu gatilho é algo do qual você possa realmente abrir mão, não exite em faze-lo.


(Esta dica também funciona com outros maus-hábitos que temos. Mas isto é papo para o próximo post).

3 - Quero então recomeçar

Se chegamos até aqui e cumprimos os primeiros dois paços acima hora de executar o mais importante de todos: Recomeçar nossas rotinas.

Se nós eliminamos o gatilho que desata nossa irresponsabilidade temos então uma lacuna que nosso cérebro precisa preencher. Caso esta lacuna não seja preenchida com algo produtivo, nossa célebre massa cinzenta trata de arrumar outro gatilho para outro mau-hábito.


Vamos novamente usar Maria. Ela etão deixou o celular longe de si e então para não pensar nele, resolve ligar a televisão para ver o que esta passando enquanto saboreia seu café da manhã. Logo temos outro gatilho para outra armadilha de tempo, ou seja, Maria não resolveu seu problema, ela simplesmente modificou ele.

Para que a mudança seja eficaz Maria precisa criar outras metas e se organizar para suprir sua lacuna, como por exemplo estipular um tempo em que estará terminando seu café (agora mais rápido pois não tem interrupções) e começando a executar seus projetos diários. Maria assim ganha mais tempo no seu dia para aproveitar com qualidade.
|Continue trabalhando...

Apesar de parecer fácil isto requer um grande esforço mental, pois a procrastinação mitas vezes está enraizada em nossa mente e já faz arte de nós. 

Para se obter exito então é necessário forçar sua mente a manter o novo ritmo sem os antigos gatilhos até que conseguimos controla-los ou elimina-los por completo. Uma dica neste caso é não sobrecarregar sua própria Força de Vontade, ou seja, crie metas conforme pode cumpri-las e substitua seus gatilhos conforme você consegue mante-los desativados, um de cada vez.

E então a formula quase nada mágica de se aproveitar o tempo é esta aí. Deixar de lado a procrastinação. 
E o que estamos esperando? Comecemos agora a melhorar.

Mas, e então o que acharam desta volta surpreendente com um tema diferente? Comentem suas opiniões, criticas , elogios e sugestões abaixo, para que o conteúdo possa ser cada vez melhor para vocês, e espero todos na próxima dica.

ÀcaminhoDaRevoluçãoNerds
Por enquanto é só...
Fiquem com Papai do Céu e até a 
Próxima

Um comentário:

  1. Rapaz, você fez um post sobre como vencer a procrastinação e procrastinou de escrever no seu blog...

    ResponderExcluir