Translate/Traductor

Pagina Inicial

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Nerd Resenha #7 - Daredevil & Batman: year for year

Olá Leitores da Revolução!

Imaginem um mundo onde o crime em Hell's Kitchen e Gotan City são tão grandes que rompem as barreiras da rivalidade e do espaço das duas maiores editoras de quadrinhos do mundo, criando um universo novo.
Um universo onde o Homem sem Medo e o Cavaleiro das Trevas tem de se unir para salvar o dia.

Este é o enredo do crossover Demolidor e Batman - Olho por Olho, onde os dois unem forças para combater o Duas-Caras e Mr. Hyde na cidade de New York.



Criada em 1998 por D.G. Chichester, com as ilustrações de Scott McDaniel e cores de Gregory Wright esta história traz um encontro entre dois dos vigilantes mais brilhantes de cada editora (para mim os dois melhores, mas isto não vem ao caso) sem perder aquele padrão entre super-heróis distintos.
Ai você pergunta mas que padrão é este?
Simples!


  • Os dois estão atras de um mesmo problema;
  • Os dois se encontram;
  • Cria-se uma tensão entre eles;
  • Rola uma discussão entre eles (Na melhor das hipóteses uma porrada);
  • Os dois se entendem e começam a trabalhar juntos;
  • Os dois lutam contra um inimigo em comum.
Ai você me pergunta: Você prefere que os dois se matem? Não. Apenas seria interessante um padrão diferente de encontro.

Enredo:

A trama se inicia na cidade de Gotham City onde a Waynetech acaba de ser atacada e destruída para esconder um roubo de tecnologia. Mas eles esqueceram do fator principal:

E o Batman logicamente ia localizar os criminosos.
Enquanto isto em New York o Demolidor investiga um série de roubos que vem aterrorizando as industrias de tecnologias locais com roubos de diversos componentes.

O encontro entre os dois se dá em um esgoto de New York quando enquanto o justiceiro de Hell's Kitchen persegue o rastro dos bandidos e é surpreendido pelo Principe de Gotham, ou quase que literalmente surpreendido, pois apesar de seus sentidos aguçados captarem quase qualquer coisa, Matt não foi capaz de notar nenhum ruido da aproximação do Batman até seu radar notar sua silhueta.

Após o Demolidor se dar conta da presença do Batman acontece uma tão sonhada luta entre os dois que dura apenas umas duas páginas com um soco pra cada lado e uma repentina vontade de trabalharem juntos.

A história apresenta também uma espécie de Flash Back que mostra que Matthew Murdock e Harvey Dent se conheciam no passado e estudaram juntos, o que é usado como gancho para que mais tarde Matt use o lado humano de Duas-Caras para salvar a pátria. Mesmo tendo fraquejado para seu lado humano ele revela que aquilo era apenas um resquício do antigo Harvey e que não deveriam se iludir com o que aconteceu.



As demais partes da história  não irei comentar para não dar muitos spoilers sobre a obra, mas deem um atenção especial ao final da revista quando lerem e me digam oque acharam deste final.

Opinião:
Como todo bom anfitrião é meu dever dizer a vocês o que eu achei desta obra tão inspiradora e os motivos que eu a trouxe para vocês.

Bem para inicio de conversa quando se unem seus super-heróis favoritos de duas editoras o seu primeiro pensamento é: Meu Deus! esta história vai ser épica!  Principalmente quando estes dois heróis foram praticamente moldados por Frank Miller e transformados em lendas.
Entretanto todo este potencial histórico, incluindo as táticas de trabalho dos dois vigilantes (a exemplo o Homem sem Medo trabalhando ao lado do Homem que fez de seu medo sua Arma) não foram aproveitados no roteiro e praticamente negligenciados.

Também não vamos dar grande crédito as ilustrações que não são espetaculares e eu realmente esperava algo mais, apesar de não poder comparar o trabalho de McDaniel com o do Jim Lee com o Batman, o que seria injusto e dar valor a sua obra que é até muito boa.

Divergências a parte o momento que mais me emocionou na trama (que poderia ter muitos momentos assim) se da na hora que Batman resolve passar por cima do demolidor com o Batmóvel, o que causa desconforto em Matt que não consegue ler os batimentos cardíacos do Morcego e não sabe se ele realmente quer atropela-lo. Tranquilizadoramente aparece a frase: "Para o Batman nada é mais sagrado que uma vida humana.", apesar disto Matt não tem certeza do que esta sentindo.



Apesar de a história não ter atendido todas as minhas expectativas recomendo que todos vocês leiam a história e se divirtam com a trama.

Uma coisa que não posso deixar de citar é criatividade genial da Editora Abril para divulgar a revista com uma frase bombástica que merece ser apreciada:


E então. O que me dizem desta história? Foi boa? Merecia ser melhorada? Quem escreveu este post não soube expressar sua opinião? (não diz isto ai não viu)
Comentem o que acharam, deixem suas dúvidas e sugestões para melhor atende-los. Compartilhem e me digam o que acharam da revista na integra.

ÀcaminhoDaRevoluçãoNerds
Por enquanto é só...
Fiquem com Papai do Céu e até a 
Próxima

2 comentários:

  1. Eu cheguei agora pouco no meu blog e cliquei em "Próximo Blog" e acabei caindo aqui. 😀 Evitei ler ESE crossover por sempre ficar decepcionado com eles, desde que o Aranha encontrou com o Batman. Gostaria de propor parceria entre blogs, nossos blogs são parecidos. Da uma olhada e me manda uma mensagem por lá se puder: http://ozymandiasrealista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava esperando algo um pouco mais épico já que pegou os meus dois heróis favoritos das duas editoras. Mas gostei do seu comentário, estarei entrando em contato.

      Excluir