Translate/Traductor

Pagina Inicial

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Heroi da Semana #12: Super Mouse

Olá Leitores da Revolução!

Direto da nossa infância e retirado do fundo do baú, o Herói desta semana é o rato mais forte do universo, Mickey Mouse, ops, Mighty Mouse ( ou Super Mouse).

Então embarque nesta história e relembre sua infância com o "Gigantesco" Herói desta semana.

Super Mouse


Um rato comum durante o dia, mas em momentos de perigo e adversidade, revela sua real identidade, o Super-Herói do mundo dos camundongos, que combate a tirania e a vilania dos gatos e sua perversidade contra os pobres e inofensíveis ratos.



Criado pelo Estúdio Nova iorquino Terrytoons, para o canal Norte Americano 20th Century Fox, Mighty Mouse é caracterizado como uma paródia do renomado Superman e apareceu pela primeira vez em 1942 em um curta-metragem intitulado The Mouse of Tomorrow ( O Rato do Futuro).
Como fiel paródia do Homem de Aço, Super Mouse possuía um uniforme Azul com capa vermelha, que posteriormente foi mudado para o tradicional Amarelo e Vermelho. Seus poderes também são baseados nos de seu Herói inspirador, sendo eles a capacidade de voar, ivunerabilidade e a super força característica de Clark Kent, mas com poderes diferentes como super-hipnotismo, que possibilitam ao herói a capacidade de fazer com que objetos inanimados possam se mover e viajar no tempo (como nos exemplares The Johnstown Flood e Krakatoa). Em alguns desenhos também o Rastro vermelho deixado pelo voo do Super Mouse podia se tornar sólido para  que este o  manipulasse.



Criado por Izzy Klein como um super-herói intitulado Superfly (Super-Mosca), entretanto em 1942 Paul Terry  mudou a identidade da personagem que passou a ser caracterizado como um Camundongo, nascendo assim o super Mouse, que teve seu nome alterado para Mighty Mouse, quando Paul descobriu que existia um outro personagem com o mesmo nome nas revistas em quadrinhos.
Na breve série de quadrinhos da Marvel Comics, Super Mouse foi chamado de "Terry the First" (Terry Primeiro) em homenagem a Paul Terry.

No universo da animação a base do Super Mouse era em Mouseville, uma cidade fictícia de habitada por camundongos antropomórficos (novamente uma alusão a Small Ville do Super Man). Entretanto em alguns desenhos a base do super herói era na Lua, o que caracterizava a ideia mítica e muito popular na época de que a mesma era feita de Queijo.

Na trama original a sequência dos episódios sempre se baseava na ideia em que sempre havia um grande conflito que era resolvido com a chegada do herói, distribuindo socos em seu antagonistas, que geralmente eram gatos.

Relançamento:


No final dos anos de 1970 e início dos anos de 1980, a Filmation produziu para a TV desenhos animados do Super Mouse e de outros personagens da Terrytoon, tais como a dupla de corvos Heckle e Jeckle (Faísca e Fumaça, no Brasil) num programa chamado The New Adventures of Mighty Mouse and Heckle & Jeckle. Para esse relançamento foram criados dois novos personagens: o pato vampiro chamado Quacula (que não deve ser confundido com o Count Duckula) e Swifty. Teve duas temporadas, iniciada em 1979. Haveria ainda um desenho em longa-metragem chamado Mighty Mouse in the Great Space Chase, exibido em 10 de dezembro de 1982. Nessa série a dublagem foi deAlan Oppenheimer para o Super Mouse e Diane Pershing para a namorada Pearl Pureheart. Em um dos desenhos houve a aparição de Fat Albert.
Durante a década de 80, o animador Ralph Bakshi criou uma nova série para o Super Mouse, chamada Mighty Mouse: The New Adventures. Nessa versão, o Super Mouse tinha uma identidade secreta, Mike Mouse, com a dublagem feita por (Patrick Pinney) e um ajudante chamado Scrappy Mouse (voz de Dana Hill), um pequeno camundongo órfão. A série teve duas temporadas.

Quadrinhos:
Super Mouse apareceu em duas séries principais. São elas:

"Mighty Mouse":
  • Timely Comics #1-4 (1946)
  • St. John Publications #5-67 (1947-55)
  • Pines Comics #68-83 (1956-59)

"The Adventures of Mighty Mouse" (renomeada de Terry's Comics, onde o Super Mouse aparecia)
  • St. John, #126-128 (1955).
  • Pines Comics, #129-44 (1956-59)
  • Dell Comics, #145-55 (1959-61)
  • Gold Key Comics, #156-160 (1962-63)
  • Dell Comics, #161-?? (1963-?)

Em 1990 a Marvel Comics, lançou uma série de 10 números baseada na versão de Ralph Bakshi (Mighty Mouse: The new adventures).

No Brasil, os quadrinhos do Super Mouse foram publicados pela Editora La Selva e Ebal (que o chamou de Possante, de 1953-1961 e relançados em 1965) e nos anos de 1970 e 1980 pela Editora Abril e Rio Gráfica.








Curiosidades:

  • Como originalmente era Superfly, ou seja, uma mosca, podemos notar que enquanto voa Super Mouse ainda emite o zunido característico de uma Mosca. 
  • A série do super Mouse ao contrário do que muitos sabem foi lançado primeiramente nos cinemas e posteriormente ganharam popularidade nas telas de TV.
  • No Brasil a versão mais famosa do Super Mouse foi a lançada em 1983, muitos afirmam que este sucesso se deu a ótima dublagem realizada na série.
  • A versão de 1980 foi criada pelo veterano Ralph Bakshi (que era assistente de Paul Terry nos anos 60), e como em suas outras séries, Super Mouse protagonizou uma cena polêmica na qual aspira um  punhado de Flores esmagadas, após serem acusados de promoverem o uso da cocaína a cena foi cortada das reprises, entretanto a acusação foi negada pela editora e pelo autor
  • Após o lançamento das Dez HQs do Super Mouse pela Marvel Comics,em 1990-1991 o herói não foi visto novamente, exceto em um comercial em 2001 e um Game Eletrônico da Atari.


E então o que acharam da versão camundongo do Homem de Aço?
Lembrem-se: se houver perigo gritem "Super Mouse meu amigo..."
Que ele irá salva-lo do perigo.
Deixem aqui seu comentário, sugestão ou pergunta abaixo:


ÁcaminhoDaRevoluçãoNerds
Por enquanto é só...
Fiquem com Papai do céu e até a 
Próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário