Translate/Traductor

Pagina Inicial

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Nerd Resenha #5: O Quinze [Com Spoilers]

Título: O Quinze
Autor: Rachel de Queiroz
Gênero: HQs, Graphic Novel
Editora: Ática
Edição: Ano 2012, 88 páginas


“Esta obra discorre sobre a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar. Conceição convence Mãe Nácia a partir. Vicente quer ficar, salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a família. Chegará à Amazônia? Não consegue as passagens e vai indo a pé. Um retirante em meio à seca. A fome e o cangaço. Este é um drama da terra.”



   Aproveitando a seca que está assolando esse blog (2 semanas sem postar nada), o "Nerd Resenha" de hoje é sobre a adaptação do livro "O Quinze", de Rachel de Queiroz para os quadrinhos.
    
A História

    A história se dividi em 2 planos, um deles focado no romance de Conceição (uma professora jovem e culta) e seu primo Vicente (um rude criador de gado); o outro Chico Bento e sua Família, um claro retrato dos retirantes.
    Conceição e Vicente são completamente diferentes, ela é uma jovem de 22 anos, que adora ler e é professora, ele um rude e persistente criador de gado. Apesar das diferenças o carinho parece ser recíproco, mas ambos não abrem mão de suas prioridades para viver um romance. Conceição se dedica ao trabalho voluntário no  campo dos retirantes e Vicente a salvar seu gado. Com tantas ocupações não sobra espaço para o amor.
    Chico Bento é um vaqueiro que cria gados para Dona Maroca, é casado com Cordulina, e tem 5 filhos. Com a seca, Dona Maroca manda que soltem os gados, que acabam morrendo de sede e fome, e Chico fica sem emprego. Então ele parte com sua família, com destino ao Norte para trabalhar na extração de borracha. Mas as coisas não acontecem como planejado; o governo cedia passagens aos retirantes, mas os esquemas de corrupção na distribuição delas obrigam Chico e sua família a partirem a pé. 
[Spoiler] Nessa jornada eles passam fome, e Chico perde alguns de seus filhos. Josias tomado pela fome come mandioca crua e morre envenenado, Pedro o mais velho foge com um comboio de cachaça, e o mais novo Manoel (Duquinha) é dado aos cuidados de Conceição, para ter uma vida melhor. [Spoiler]
    A história de Chico Bento é pra mim a melhor  parte do livro, seu final é incerto, incerto como a vida dos retirantes, com possibilidade de diversos finais.

    A Adaptação

    A Graphic novel lançada pela editora Ática foi adaptada pelo quadrinista Shiko (que fez roteiro e arte), e conta com: biografia da autora, informações sobre a seca de 1915, explicação de algumas expressões usadas, além do making of.
    É uma boa adaptação, tanto em roteiro quanto em arte. Shiko retrata o nordeste de forma triste, com poucas cores e cenários quase monocromáticos, o que combina muito com a história.
    O livro é a primeira e mais notória obra da autora, publicada em 1930, quando ela tinha vinte anos. O título faz referência à seca de 1915 e retrata a realidade do nordeste brasileiro, vivenciada pela própria Rachel, que em 1917, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro para fugir da seca no Ceará.



  Gostou do post? Então aproveite para conferir outras resenhas, deixe seu comentário, sua opinião e sugestões para livros e para mais #NerdResenha ou outras postagens...

ÀCaminhoDaRevoluçãoNerds
Até daqui a não muito tempo...
Beijos Nathy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário