Translate/Traductor

Pagina Inicial

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Curiosidades sobre o Óscar - Parte 3

Nesse post daremos continuidade a terceira e ultima parte de "curiosidades sobre o óscar".                                                                                                                                
Produção mais longa a ganhar o prêmio: Guerra e Paz” (1968), que foi premiado na categoria Melhor Filme Estrangeiro e tem mais de sete horas de duração.

Óscar de animação: O diretor japonês Hayao Miyazaki concorreu ao Oscar de animação três vezes, é o recorde da categoria.


Múltiplas indicações: Warren Beaty é a única pessoa na história que já foi nomeada ao Oscar como produtor, diretor, roteirista e ator por um único filme. Como se não bastasse, ele conseguiu a façanha duas vezes: por "O Céu Pode Esperar" (1978) e "Reds" (1981).

Atuação mais curta a receber o prêmio: Beatrice Straight, ganhadora do prêmio de coadjuvante por "Network - Rede de Intrigas”, onde sua atuação foi de 5 minutos e 40 segundos.

Os filmes que levaram os principais prêmios:  "Aconteceu Naquela Noite" (1934), "Um Estranho no Ninho" (1975) e "O Silêncio dos Inocentes" (1991), são os únicos filmes a ganharem os principais prêmios da noite, os óscares  de "Melhor Filme", "Melhor Diretor", "Melhor Ator", "Melhor Atriz" e "Melhor Roteiro".


Óscar pelo mesmo papel: Somente dois atores ganharam o Óscar por interpretar o mesmo personagem e foram Marlon Brando e Robert De Niro pelo papel de Vito Corleone em “O Poderoso Chefão” (1972) e “O Poderoso Chefão II” (1974), respectivamente.


Os filmes mais indicados que não ganharam nada: “Momento de Decisão”, de 1978, e “A Cor Púrpura”, de 1986, receberam 11 indicações e saíram de mãos abanando.
O filme mais indicado que não concorreu a melhor filme: "A Noite dos Desesperados ", com 9 indicações em 1970.

Pessoa viva mais indicada: John Williams é a pessoa viva mais indicada ao óscar, e a segunda pessoa mais indicada da historia, perdendo apenas para Walt Disney.

Filme estrangeiro: O filme produzido fora dos Estados Unidos ou Inglaterra mais bem sucedido da história do Oscar é "O Último Imperador" (1987), do italiano Bernardo Bertolucci. A produção ganhou todos os 9 troféus a que foi indicada.


Em 1964 todos os prêmios de atuação foram entregues a não-americanos: os ingleses Rex Harrison ("Minha Bela Dama"), Peter Ustinov ("Topkapi") e Julie Andrews ("Mary Poppins") e a russa Lila Kedrova ("Zorba, o Grego").

O primeiro prêmio de atuação para um artista em um filme estrangeiro foi em 1960, quando a italiana Sophia Loren ganhou o premio de melhor atriz por "Duas Mulheres".

Ocorreram apenas 6 empates na historia da premiação.
A Academia de Hollywood conta com mais de 6.000 membros votantes.

Essas foram as Curiosidades sobre o Oscar! Muitas coisas ficaram de fora (como as "estatuetas de gesso" e as "estatuetas roubadas" em 2000), mas nós paramos por aqui... se você quer ler mais sobre o óscar confira "Curiosidades sobre o Óscar parte 1" e "Curiosidades sobre o Oscar parte 2".

Nenhum comentário:

Postar um comentário