Translate/Traductor

Pagina Inicial

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Héroi da Semana #10: Aang (Avatar)

Olá Leitores da Revolução!

  O herói desta semana desapareceu do mapa. Mas após cem anos, retorna para o mundo dos vivos para restaurar a ordem e restabelecer a linhagem dos avatares.

  Aang é o descendente de uma longa e poderosa linhagem de protetores da ordem e da natureza denominada Avatares. Sendo o Avatar a ligação entre os mundos espiritual e físico e o equilíbrio do universo.



 Apesar do cunho de anime a série Avatar: Ther Last Airbende ( ou Avatar: A Lenda de Aang no Brasil), foi criada e produzida pelos Estúdios da Nickelodeon Animation Studios, em Burbank, Califórnia, nos Estados Unidos pelos criadores e produtores Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzk.
  Sendo planejada para Novembro de 2004, a série foi ao ar pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 2005, no canal Nickelodeon dos EUA, sendo finalizado em 19 de Julho de 2008.

  A série é dividida em três temporadas e 61 episódios, mas diferente dos demais programas de televisão suas temporadas são denominadas Livros, em que cada episódio corresponde a um capitulo.
Atua no formato de Desenho Animado ( Gêneros: Aventura, Fantasia, Comédia e Ação) com duração de 24 Minutos.

No Brasil a série foi ao ar pela primeira vez em 23 de Setembro de 2005 no canal da Nickelodeon e em 24 de Outubro de 2008 foi ao ar pela Rede Globo.

Aang


Enredo:

  A série se passa em uma época perdida em que a terra esta dividida em quatro nações distintas: Os Nômades do Ar, a Tribo da Água, a Nação do Fogo e o Reino da Terra. Dentre cada povo das nações algumas pessoas possuem a capacidade de Dominar (Dobrar) um elemento da Natureza (Água, Fogo, Terra e Ar) capacidade que combina movimentos das artes marciais japonesas, em especial o Kung Fu, e uma certa "magia".
  O Avatar é a única pessoa na Terra capaz de controlar os quatro elementos e tem a função de equilibrar a existência entre das nações.
  Cada Avatar nasce descendente de uma das nações em sequência (Ar, Água, Terra e Fogo), sendo que assim que um avatar morre outro reencarna na nação seguinte. Após a morte do Avatar Roku (Avatar do Fogo), a próxima reencarnação seria entre os Nômades do Ar.

  Quando Aang, que nasceu entre os Nômades do Ar, descobre que ele era o próximo a continuar na linhagem do Avatar, este foge para evitar seu destino e após cair na água se congela em um Iceberg e se perde por cem anos, fazendo com que o avatar suma da Terra.
  Neste meio tempo o Senhor da Nação do Fogo Ozai, usa seu poder da Dobra de Fogo e o Poderio Bélico da Nação do Fogo para dominar as outras nações e se tornar senhor do Mundo.



  Cem anos após o sumiço do avatar dois jovens da Tribo da Água, Katara e Sokka, encontram um garoto de 12 anos dentro de um Iceberg, que curiosamente era Aang o Ultimo Dobrador de Ar.
Com o decorrer da História Aang se aventura junto com Katara (dobradora de Água) e Sokka (seu irmão engraçado sem poderes) buscando aprender a controlar os quatro elementos para deter o senhor do Fogo Ozai.




 Ao decorrer da trama eles conhecem Toph, uma menina de 12 anos que apesar de cega é uma eximia dobradora de terra e por sua habilidade consegue enxergar tudo que toca o chão por suas vibrações. Toph é uma princesa que se comporta como uma tipica baderneira e foge de casa para se unir ao grupo.







   Uma das maiores pedras no sapato do avatar  é o Príncipe Zuko, que filho do senhor do Fogo Ozai tem a missão de perseguir e capturar o avatar. Mas após desafiar um dos oficiais de seu pai foi banido do reino e se tornou um foragido. Mesmo nunca recebendo afeto do pai e ser banido de casa, Zuko faz de tudo para reconquistar o pai e por esta razão continua caçando o avatar.
Depois de uma longa busca Ozai aceita Zuko de volta, entretanto este reconhece a maldade do plano do Pai e resolve se juntar a Aang e ensina-lo a dominar o Fogo para deter seu pai.

  Os últimos episódios da Série (Que é: O Cometa de Sozin, dividido em 4 partes) Aang descobre que o Cometa de Sozin trará ao senhor do Fogo o poder de 7 sóis e ele terá poder para tomar todas as outras nações. Para derrotá-lo, Aang aprende a dominar o Estado de Avatar, um gatilho poderoso que libera o poder de todos os Avatares anteriores com força máxima.
  Entretanto mesmo após dominar o Estado de Avatar e os Quatro Elementos Aang tem um dilema: como sendo Nômade do Ar ele é contra matar qualquer pessoa e para deter o senhor do fogo esta é sua única opção.
  Para sua alegria, na Segunda Parte do Cometa de Sozin Aang conhece uma Tartaruga-Leão, que o ensina a bloquear os poderes do senhor Ozai sem precisar matá-lo.
  No confronto final após entrar no estado de avatar e derrotar Ozai, Aang usa a técnica que aprendeu e bloqueou por completo a dominação de fogo de Ozai acabando com a Guerra e salvando o mundo (e tinha gente que ia falar que ele não era Héroi).

Dominações:


  Cada dominação se concentra na habilidade de controle do Chi de cada elemento combinado a uma arte marcial. Vejamos elas:



(Símbolo da água)

  Dobra de Água: A dobra de Água é baseada em movimentos leves e elegantes que se originaram de uma arte marcial chinesa chamada Tai Chi Chuan. Ela consiste ser defensiva e usa a própria defesa como um poderoso contra-ataque. Assim podemos falar que é uma arte de transformação, também podendo usar os três estados, água, gelo e até mesmo vapor. Uma sub-variedade dessa dobra é a dominação de sangue, que permite ao dobrador controlar o corpo de um ser vivo por meio do sangue e manipulá-lo como a um fantoche. Katara aprendeu (contra a vontade) essa dobra por meio de Hama, uma dobradora enlouquecida. Água é o Elemento da Mudança. Sua fonte é a Lua, foi ela que ensinou a dobra de água, esses primeiros dobradores observavam como a lua empurrava e puxava a água, o espírito da Lua está encarnado e vive no Tribo da Água do Norte como um animal aquático.


(Símbolo da terra.)

  Dobra de Terra: A dobra de Terra é caracterizada por posturas firmes e golpes fortes que se originaram da arte marcial chinesa Hung Gar, do Kung Fu. Essa dobra consiste ser defensiva e ofensiva, porém seus movimentos não são de grande agilidade. É inspirada em dois animais: O tigre para golpes firmes e fortes e a garça é usado no solo de forma suave. Possui três sub-variedade e são elas a do metal, que foi criada por Toph ao tentar fugir de dois mercenários, a de areia usada para manipular a areia do deserto, e a dobra de lava; quando o avatar Roku faz Dobra de Lava para destruir o templo. Terra é o Elemento da Substância. Sua fonte é a própria terra. Aprenderam a dobra com as toupeira-castores, que não estão em extinção.


(Símbolo do fogo.)

  Dobra de Fogo: A dobra de Fogo é caracterizada por ataques de longo alcance, entradas e saídas rápidas de luta, posturas âmplas, chutes e defesas circulares e ataques agressivos que tem origem no estilo de Kung Fu Shaolin do Norte. Essa dobra consiste em ser muito ofensiva e usa seu próprio ataque como defesa. Uma sub-variedade é a do relâmpago, que permite o uso de raios, mas é altamente perigosa. Os únicos que conseguem usá-la são Iroh, senhor do fogo Ozai e Azula. Fogo é o Elemento do Poder. Sua fonte é o Sol. Aprenderam a dobra com os dragões, que são apenas 2 atualmente.


(Símbolo do ar.)

  Dobra de Ar: A dobra de ar é baseada no estilo Ba Gua (também chamada de Pa Kua Chang ou Baguazhang), do Kung Fu, e é uma dobra com movimentos defensivos e leves. Essa dobra consiste em ser defensiva e, muito similar a dobra de água, utiliza o ataque do oponente contra ele próprio. Porém, a dobra de ar não é apenas de grande defesa, como tem ataques bastante poderosos, como furacões e tufões. Os Nômades do Ar mais experientes podem usar o ar para super velocidade, vôo, criar tornados e o patinete aéreo (técnica criada por Aang). O Ar é o Elemento da Liberdade. Sua fonte é o próprio ar. Aprenderam a dobra com os bisões-voadores, dos quais Aang acreditava que Appa seria o último deles, porém em Avatar - A lenda de Korra, descobre-se que não, pois Tenzin (um dos filho de Aang e Katara) também possui um, o Oogie e em um dos episódios conversando com a avatar Korra, o próprio Tenzin dá a entender que ainda existem bisões-voadores escondidos numa caverna.



  A Série de Tv foi bem aceita pela crítica internacional atingindo um auge de 4,4 Milhões de telespectadores em um de seus episódios e em 2006 foi considerado o segundo programa mais popular da Nickelodeon no Brasil, perdendo apenas para Bob Esponja (claro né, ninguém barra uma calça quadrada).
  Apesar de ser indicada para maiores de 10 anos, seu público maior está entre os 6 e 11 anos.


  Em 1 de julho de 2010 foi lançado nos Estados Unidos, um filme baseado na Primeira Temporada da série animada pela Paramount Pictures e Nickelodeon Movies, chamado The Last Airbender. O filme estreou Brasil no dia 20 de agosto e em Portugal no dia 12 de agosto ( O filme até que é bom, mas faltou um certo humor característico e alguma ''magia'' nele - se bem que sobra magia na história).

Sequência:

  Em 21 de julho de 2010, Brown Johnson, presidente da Nickelodeon, anunciou que o canal começou a produzir em seus estúdios, uma continuação da série. O sucessor terá o nome de Avatar: The Legend of Korra. estreou nos Estados Unidos em 14 de abril de 2012 e já foi finalizada em 19 de dezembro de 2014, contando com 4 temporadas.


No Brasil a série estreou na Nickelodeon em 08 de Setembro de 2012 e o SBT comprou os direitos autorais para exibi-la em 2015 no Bom Dia e Cia.

  Avatar: The Legend of Korra (A Lenda de Korra no Brasil) se passa 70 anos depois dos eventos de Avatar: A Lenda de Aang e segue as aventuras do Avatar após Aang - uma dedicada, rebelde e destemida adolescente da Tribo da Água do Sul chamada Korra.

Com três dos quatro elementos já dominados (terra, água e fogo), busca dominar o elemento final, o ar. Sua busca a direciona para o epicentro do mundo avatar moderno, Republic City - uma metrópole movida a tecnologia Steampunk. É um cenário onde dobradores vivem e prosperam. Contudo, Korra descobre que Republic City é atormentada por crimes assim como uma crescente revolução antidobra que ameaça estourar. Sob a tutela do filho de Aang, Tenzin. Korra começa seu treino de dobra de ar enquanto lida com enormes perigos.




Então revolucionários, o que acharam do Último dobrador de Ar que nos salvou esta semana? 
O que poderia acontecer que não aconteceu na série?
Deixe seu comentário, crítica ou sugestão abaixo:


ÁCaminhoDaRevoluçãoNerds
Por enquanto é só...
Fiquem com Papai do céu e até a 
Próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário