Translate/Traductor

Pagina Inicial

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ICO

Fala galerinha! Hoje eu estarei continuando a história misteriosa de Shadow of the Colossus. Se você ainda não leu a matéria, veja ela clicando aqui e depois volte aqui para compreender a história.

Antes de tudo é importante avisar que este post contém spoilers da história do jogo.

Ico é um jogo de ação e aventura japonês publicado pela sony no dia 6 de dezembro de 2001. Apesar de ter sido lançado antes, Ico é um sucessor de SotC. O criador e diretor do jogo foi Fumito Ueda que queria criar um jogo simples para o PlayStation.


O jogo conta a historia de um menino chamado Ico que nasceu com chifres, o que o torna mal visto pela sua aldeia e por isso é levado para um castelo isolado onde fica preso em um sarcófago para ser transformado em uma sombra. Porém, um tremor acontece no castelo e Ico aproveita para fugir e começa a caminhar pela sua prisão.

Yorda na gaiola
Subindo as escadas, ele encontra uma garota dentro de uma gaiola que chama a sua atenção pela beleza e fragilidade. Yorda fala uma língua misteriosa que não é compreendida por ninguém, mas Ico percebe que ela corre perigo e tenta salvar-la também. Yorda pode ajuda-lo a passar pelos obstáculos graças ao seu poder de luz que abre portas, mas não consegue ir muito longe sozinha já que não pode escalar ou pular muito alto.




Yorda logo ela é caçada por "criaturas-sombra" (as almas de todas as outras crianças com chifres que foram sacrificadas no castelo) que tentam arrastar o seu corpo em um dos portais dos quais eles emergiram. Apesar de Ico não ser ferido pelas criaturas e poder afastá-los de Yorda, ele descobre que é incapaz de derrotá-los com as sua arma simples (um bastão de madeira). O par traça o seu caminho pelo castelo abandonado, e usando a luz conseguem abrir os portões principais do castelo e então chegam à ponte que termina na terra livre. Quando eles começam a atravessá-la, a Rainha das sombras, mãe de Yorda e dona do castelo, aparece e diz que Yorda é a sua filha e que ela não pode deixar o castelo. Ico e Yorda tentam fugir, mas a Rainha destrói parte da ponte. Apesar de Yorda tentar salvá-lo, Ico cai da ponte e desmaia.



Ico acorda nas câmaras sob o castelo, e parte viagem (agora sozinho) de volta aos níveis superiores do local. Durante o seu caminho, ele encontra a Espada da Rainha, uma espada com o poder de eliminar as criaturas-sombra. Após descobrir que Yorda foi transformada em pedra pela Rainha, ele procura por ela eu sua sala do trono.

Ico e a Rainha das sombras então travam uma batalha onde ele perde ambos os chifres e mata-a usando a espada. Com a morte da rainha o castelo começa a ruir e o feitiço lançado sobre Yorda é então quebrado e Ico desmaia.


Assim como Shadow of the Colossus, Ico tem um final trágico: Antes de morrer a rainha lança uma maldição sobre Yorda que impede que ela saia do castelo e ela se transforma em uma sombra. Yorda carrega Ico nos braços até o fim do castelo de forma calma e coloca-o em um barco a salvo.


A última cena do jogo mostra Ico em uma praia encontrando Yorda caída no chão, mas não é possível saber se isso é real ou se é um sonho de Ico, ou algo do tipo?


Ico recebeu vários prêmios, sendo considerado um dos "Jogos do Ano" por várias publicações, apesar de outros best-selling de 2001 como concorrentes, tal como Halo, Metal Gear Solid 2, e Grand Theft Auto 3. O jogo recebeu três Game Developers Choice Awards em 2002, incluindo os prêmios de "Excelência em Design de Níveis", "Excelência em Artes Visuais" e "Jogo Destaque em Inovação". O jogo adquiriu vários Interactive Achievement Awards da Academy of Interactive Arts & Sciences em 2002, o que incluiu as premiações "Direção de Arte" e "Desenvolvimento de Personagens ou Enredo", e foi indicado aos prêmios de "Jogo do Ano", "Design de Jogo", "Design de Níveis" e "Design de Áudio" no mesmo evento.

A história entre SotC e Ico nunca foi revelada. Mas eu tenho uma teoria pessoal que explica tudo.
  • Quando Wander morreu, o espírito de Dormin se fundiu ao seu corpo, o que trouxe uma maldição a sua vida - os chifres simbolizam a maldição. E Mono também teria sido contaminada por Dormin após ser ressuscitada se tornando pouco a pouco a rainha das sombras. Wander cresceu e de alguma forma conseguiu sair da Forbidden Land (isso eu não consigo formular) junto com Mono e eles foram viver em alguma aldeia. Deles originou-se a raça dos meninos com chifres, cada menino que nascia com chifres era levado  por um grupo de guerreiros a um castelo abandonado que é cercado por água e é trancado dentro de um sarcófago numa cripta. A rainha das sombras transforma esses meninos em criaturas-sombra (o que explica os inimigos de Ico). 
  •  A rainha das sombras seria a parte feminina de Dormin (já que a masculina esta espalhada em todos os meninos chifrudos). Por isso o objetivo da rainha era reunir novamente todas as suas partes para poder voltar ao seu corpo original. Porém, para que possa unir a parte masculina à feminina, Dormin precisa de um hospedeiro (que no caso é Yorda, sua filha).
Então galera, lembrem-se que essa "história-explicação" não é oficial; mas podem acreditar porque ficou muito boa rsrs. O jogo é muito bom e vale a pena jogar. Eu recomendo. Se você não quiser ou puder jogar mas tiver vontade de assistir todo o jogo veja este vídeo aqui.



É isso ai pessoal. Se curtiu, compartilhe com os seus amigos. dúvidas, dicas, sugestões e críticas? Deixe seu comentário. Vlw

2 comentários:

  1. Muito bom. Continuem assim revolution nerd 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Elber por comentar e acompanhar nossas matérias! \o/ Você é parte dessa Revolução ;)

      Excluir