Translate/Traductor

Pagina Inicial

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Séries de TV inspiradas em Livros

   Não é de hoje que as histórias deixaram as páginas dos livros para serem contadas também nas telas de cinemas e TVs. Às vezes 2 horas não são suficientes e elas são contadas ao longo de episódios e temporadas. Algumas séries adaptam livros, outras os usam apenas como base para criar uma história, e ainda há aquelas que mesclam a histórias de vários. 
   Clássicos, ficções, fantasias, dramas, suspenses, terror... tem de tudo!

Confira abaixo a lista de séries de TV inspiradas em livros.

1 - Bates Motel: A série é um "prequel" do famoso filme "Psicose" de 1960 (dirigido por Alfred  Hitchcock), que é baseado no romance de mesmo nome escrito por Robert Bloch.
A série recebeu críticas favoráveis, e ótimos índices de audiência. Em sua estreia em 18 de março de 2013, quebrou recordes de classificações para uma série dramática original do A&E, atraindo 3 milhões de espectadores, sendo 1,6 milhões de telespectadores na faixa etária de 18-49 anos.

Sinopse: Após a misteriosa morte de seu marido, Norma Bates decidiu começar uma nova vida longe do Arizona, na pequena cidade de White Pine Bay, em Oregon, e leva o filho Norman, de 17 anos, com ela. Ela compra um velho motel abandonado e a mansão ao lado. Mãe e filho sempre compartilharam uma relação complexa, quase incestuosa. Trágicos acontecimentos vão empurrá-los ainda mais. Todos eles agora compartilham um segredo obscuro. 



2 - Dexter: A série de drama/suspense é baseada parcialmente nos livros de Jeff Lindsay, estreou no dia 1 de outubro de 2006 no canal Showtime e durou 8 temporadas, tendo seu último episódio exibido no dia 22 de setembro de 2013. Ao longo de todos esses anos ganhou vários prêmios, sendo alguns deles, SAG, Globo de Ouro, Satellite Awards, Emmy Awards e etc...

Sinopse: De dia, Dexter é um pacato analisador de sangue que trabalha no Departamento de Polícia de Miami. Tem uma bela namorada e dois adoráveis enteados. À noite, Dexter é um assassino serial sangue-frio que mata e fatia em pedaços outros assassinos seriais. Isso mesmo, Dexter captura assassinos que a Justiça não conseguiu prender e os tira definitivamente de circulação. As habilidades forenses, a dificuldade de se relacionar com pessoas, a aparente falta de sentimentos e os flashbacks com o seu pai adotivo, fazem de Dexter uma série única e inesquecível.


3 - Game of Thrones: A Série de TV é a adaptação da famosa série de livros de fantasia épica escrita por George R. R. Martin, "As crônicas de Gelo e Fogo". É uma das séries de maior sucesso da TV na atualidade. 
Teve sua estreia no dia 17 de abril de 2011, e está atualmente no ar com sua 5ª temporada. A série foi muito bem recebida pela crítica, sendo indicada a vários prêmios, entre eles o Globo de Ouro e o Emmy Awards (o qual possui 14) .

Sinopse: A história se passa em Westeros, uma terra onde as estações duram anos ou até mesmo décadas, e gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão a lutar pelo controle do Trono de Ferro, o maior simbolo de poder. Enquanto isso uma irmandade denominada patrulha da noite tenta protege o reino de cada aberração que pode aparecer vindo de "pra lá  da muralha", mas já não há tantos recursos para proteger a todos.


4 - Grimm: A Série não conta propriamente à história de um livro, pois é baseada em vários contos dos irmãos Grimm. Com uma mistura de suspense policial e fantasia, a série foi bem recebida pelo público, alcançando assim uma boa audiência. 
Foi ao ar pela primeira vez em 21 de outubro de 2011 e já dura 5 temporadas.

Sinopse: Lembra dos contos de fadas que seus pais contavam quando você era criança? Aqueles contos não eram meras alegorias, eram avisos. Nick Burkhardt achou que estava preparado para a realidade de trabalhar como detetive policial até ele começar a ver coisas inexplicáveis. Tudo fica ainda mais complicado quando ele descobre ser um dos últimos descendentes de um grupo de caçadores sobrenaturais chamados “Grimms”.


5 - Hannibal: A maioria das pessoas conhece Hannibal Lecter pelos famosos filmes estrelados por Anthony Hopkins, mas em 4 de abril de 2013 a história do psicopata passou a ser contada também na telavisão pelo canal NBC na série "Hannibal"Ela é parcialmente baseada no livro Dragão Vermelho de Thomas Harris. 
Hannibal foi bem recebida pela crítica especializada.

Sinopse: Will Graham é um professor e agente especial do FBI que possui a incrível habilidade de reconstruir cenas de crimes em sua mente. Tirado da sala de aula pelo agente Jack Crawford, ele se vê encarregado de uma grande missão, e terá que buscar ajuda com o brilhante psiquiatra Dr. Hannibal Lecter, que se tornará seu melhor aliado e seu mais novo inimigo.



6 - Once upon a time: Assim como "Grimm" ela não é a adaptação de uma só história, ela é baseada em muitos contos e livros de diferentes gêneros, que tem suas histórias interligadas. 
O primeiro episódio foi ao ar em 23 de Outubro de 2011. A série vai para sua 5ª temporada. O sucesso de OUAT foi tão grande que a série ganhou um Spin-Off chamado "Once Upon a Time in Wonderland" (que foi cancelado), uma adaptação para quadrinhos e um livro, que pode ser o primeiro de uma série.

Sinopse: Na cidade fictícia de Storybrooke, no Maine, Regina é uma rainha má que rouba memórias graças à maldição obtida por meio de Rumplestiltskin. Suas vítimas viveram, portanto, uma realidade imutável durante 28 anos, sem ter qualquer noção de sua idade. Todas as esperanças estão depositadas em Emma Swan, filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado. Ela é a única pessoa com a capacidade de quebrar a maldição e recuperar as lembranças perdidas, pois foi transportada do mundo de conto de fadas antes de ser atingida pelo feitiço.


7 - Penny Dreadful: A Série de terror e fantasia é a nova aposta do canal Showtime. Assim como "Grimm" e "Once Upon a Time" não é uma adaptação, mas usa personagens de vários livros. Teve o primeiro episódio exibido no dia 11 de maio de 2014, e recebeu críticas favoráveis. A segunda temporada estreou dia 20 de Abril de 2015 e ainda está no ar. Corre que ainda dá tempo de ver tudo. :)

Sinopse: é uma série de terror com toques sobrenaturais que se passa na cidade de Londres na época vitoriana. A história conta com personagens clássicos da literatura como Frankenstein, Conde Drácula e Dorian Gray, e seus contos de horror, origem e formação se misturam à narrativa dos protagonistas. 


8 - Pretty Little Liars: A série é uma mistura de drama e mistério, e é parcialmente baseada na série de livros homônima escrita por  Sara Shepard. Estreou no dia 8 de março de 2010 e este ano foi ao ar sua 5ª temporada, mas já está confirmada que o show irá se encerrar na 7ª. A série é a mais popular do canal ABC Family. Com o sucesso ganhou um Spin-Off "Ravenswood" (que assim como o Spin-Off de OUAT foi cancelado ).
Se você é fã fique ligado, a nova temporada da série retorna no dia 2 de junho.

Sinopse: Cinco amigas inseparáveis têm suas vidas mudadas para sempre quando uma delas, a líder do grupo, desaparece misteriosamente. Um ano depois, Alison ainda está sumida e ninguém sabe se ela ainda está viva. Enquanto isso, as outras quatro adolescentes passam a receber mensagens ameaçadoras de alguém que sabe de um grande segredo que elas guardam. O que as quatro amigas realmente sabem sobre o desaparecimento de Alison? Será que elas têm alguma culpa? Quem parece estar vigiando cada passo das meninas e enviando mensagens assustadoras que expõem seus segredos mais íntimos, dos quais apenas Alison sabia? Seria a própria Alison, se ela ainda estiver viva, ou seria outra pessoa que sempre esteve de olho nelas? Além de terem que lidar com um segredo que tentam manter a todo o custo, as quatro amigas têm vários problemas pessoais a resolver na pequena cidade onde moram: conflitos na família e nos relacionamentos amorosos não ficam de fora do dia-a-dia de cada uma delas.


9 - Pride and Prejudice: As obras de Jane Austen já foram adaptadas várias vezes em vários filmes e séries, e não podia ficar de fora dessa lista a adaptação para TV de seu livro mais famoso, "Orgulho e Preconceito". A minissérie durou 6 episódios, o primeiro foi ao ar em 24 de setembro de 1995, e o episódio final no dia 29 de outubro do mesmo ano.

Sinopse: Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet (Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty)  foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai. Quando o sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy. Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.


10 - Sherlock: A série é baseada nos livros do escritor (Sir) Arthur Conan Doyle, e conta a história de Sherlock Holmes,  o detetive mais famoso da ficção (depois do scooby doobrincadeirinha) e seu amigo Dr. John Watson
A série teve seu primeiro episódio exibido no dia 25 de julho de 2010, foi acalmada pela crítica, e venceu o BAFTA de melhor série de drama em 2011.

Sinopse: Investigações que usam da arte da dedução, atenção a míseros detalhes, 
comportamento e qualquer coisa que você seja capaz de pensar. Aliás, até aquilo em que você não é capaz de pensar. Tudo serve para que o brilhante e egocêntrico Sherlock possa chegar à verdade das coisas. E claro que o bom e velho Watson não poderia faltar, representando um amigo fiel para o excêntrico Sherlock.



11 - Under the Dome: Assim como Jane Austen os livros de Stephen King já foram retratados inúmeras vezes no cinema, e com "Sob a Redoma" não ia ser diferente. A série mescla drama, fantasia, ficção científica e mistério, e como outras obras do Stephen é ótima.
A série começou a ser transmitida no dia 24 de junho de 2013 e ainda está no ar. Sua 3ª temporada estreia dia 25 de junho (Anota aí). 

Sinopse: Segue a história dos moradores da pequena cidade de Chester’s Mill. Presos sob um misterioso domo que surgiu no céu, e liderados por um veterano da Guerra do Iraque, os moradores se unem para manter a ordem e lutar contra a barreira que os isola do resto do mundo.



12  - The Vampire Diaries: A série de livros homônima de terror/romance que deu origem ao seriado de televisão começou a ser escrita por L. J. Smith em 1991, mas só em 2009 foi parar na TV. Vampiros estavam com tudo e graças a "Diários de um Vampiro" essa fama só aumentou. O episódio piloto teve a maior audiência da história do canal "The CW", e a primeira temporada atraiu cerca de 3,60 milhões de telespectadores. A série recebeu vários prêmios, inclusive o "People's Choice Award".
No dia 11 janeiro desse ano a série foi renovada para sua 7ª temporada.

Sinopse: É uma série de televisão americana de drama e suspense desenvolvida por Kevin Williamson e Julie Plec e baseada na série de livros de mesmo nome da autora L. J. Smith. A série segue os eventos na cidade de Mystic Falls, Virginia. Uma pequena cidade fictícia assombrada por seres sobrenaturais. O foco principal da série é o triângulo amoroso entre a protagonista, Elena Gilbert e os irmãos, Stefan e Damon Salvatore. Os dois tem um passado sombrio. Mais tarde a luz é lançada sobre o misterioso passado da cidade envolvendo a cópia de Elena, Katherine, e a família original, que deram origem aos vampiros.




Várias outras séries também são adaptações... "Bones", "True Blood", "Gossip Girl", "Lipstick Jungle", "The 100", "Sex and The City", "The Leftovers", "Resurrection"e não para por aí...
Ficou faltando alguma série que você gosta? Deixe nos comentários, e não se esqueça de conferir nossas próximas matérias... Que tal "10 séries inspiradas em HQs"? :) 

ÀCaminhoDaRevoluçãoNerds
Até daqui a não muito tempo...
Nathy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário