Translate/Traductor

Pagina Inicial

sábado, 25 de abril de 2015

Você conhece a Sociedade da Justiça?

Conhecida também como Sociedade da Justiça da América (SJA), foi criada pelo editor Sheldon Mayer e o escritor Gardner Fox em 1940, foi o primeiro grupo de super heróis da história dos quadrinhos e foi instituída durante um acontecimento marcante no mundo, a 2ª Guerra Mundial.




Como podemos perceber em seu nome, foram um grupo de super heróis que atuava a favor dos EUA combatendo o crime e os ajudando durante aquele período de conflitos e guerras, tendo como principal inimigo Adolf Hitler. A Sociedade da Justiça contém todas as primeiras e originais versões de super heróis que são famosos hoje em dia como Flash,  Lanterna Verde, Sr. Destino e entres outros.  Alguns dos  heróis não tinham sequer um tipo de poder ou habilidade sobre-humana, porém cada um tinha um tipo de habilidade diferente que fazia de si mesmo especial.

 A primeira aparição da SJA foi na revista All-Star Comic #3 e os primeiros membros-fundadores da Sociedade da Justiça são :

Flash


Jay Garryck foi o primeiro e único Flash a fazer parte do grupo, sendo um dos líderes ele permaneceu no grupo durante toda sua existência. Foi também o primeiro da geração dos Flash, é claramente conhecido pelo sua uniforme clássico(usa chapéu de panela com asinhas) e hoje não está mais na ativa por sua idade avançada.

Lanterna Verde

Alan Scott também foi o primeiro da geração dos Lanternas Verde e o único deles a estar no grupo, se manteve até o fim como um dos líderes  e principais membros, apesar de ser um dos mais poderosos o anel de Alan Scott tinha um ‘’elevado nível de fraqueza’’ quando se tratava de madeira pois era uma matéria que seu anel não podia combater.

Sr. Destino

Senhor Destino teve diversas identidades nesse período de tempo, mas o que mais se destacou por atuar nesse cargo foi  Kent Nelson, pra quem não sabe ser o Sr. Destino é uma tarefa difícil e todos exceto Kent Nelson foram mortos com a identidade do mago.

Pantera

Não tendo nenhum poder mas com temperamento forte, um dos mais velhos do grupo Ted Grant é um exímio lutador e nunca foge de uma boa briga, sua paixão é espancar vilões.

Homem-Hora

Apesar desse nome meio esquisito, Rex Tyler tem uma habilidade um tanto quanto estranha, ele é conhecido por desenvolver um tipo de droga alucinógena que ao ingerir ganha super força e velocidade ficando quase imbatível, mas como seu próprio nome diz, o efeito dessa substância só dura por uma hora. Seu legado no grupo foi curto e logo foi substituído pelo Homem-Hora II, que é seu filho Rick Tyler.

Átomo

Albert ‘’Al’’ Pratt  é, acredite se quiser, um anão com força de mais de 50 homens, ele foi escolhido para fazer um tipo de dieta experimental para uma pesquisa científica e ganhou essa força toda, sua força sempre esteve em evolução fazendo-o mais forte mas não durou muito tempo, foi um dos primeiros a deixar o grupo.

Starman

Ted Knight foi o primeiro dos inúmeros Starman que já existiram, esse era um astrônomo que descobriu uma maneira de canalizar a energia das estrelas e mantê-las em um recipiente, assim se tornou Starman. Tinha poderes como voar, disparar raios de sua ‘’varinha mágica’’ e podia manipular objetos com levitação. Após a sua breve morte houveram muitos outros Starman na SJA, Jack Knight(seu filho) foi o único a ter conexão com o primeiro Starman, depois dele houve diversos outros Starmans com diversos outros poderes diferentes.

Sandman

Wesley Dodds era um milionário que combatia o crime por passatempo, ironicamente ele usava uma simples arma de gás sonífero para derrotar os inimigos. Como já esperado isso não funcionou contra algum inimigo e ele foi morto, depois de um tempo surgiu outro Sandman com poderes de manipular areia dando continuidade ao legado Sandman na SJA.

Gavião Negro

Seu nome é Carter Hall, e ele é uma ‘’farça’’, o que todos pensam que são asas de verdade não são, a verdade é que Carter é um arqueólogo que descobriu uma pedra preciosa que lhe dá poderes de voar, as asas ele mesmo confeccionou para equilibrar o vôo e usa uma massa de ferro como arma. Ele também é a reencarnação de um deus egípcio.

Dr. Meia Noite

A história desse cara é estranha, o nome dele é Charles McNider um cirurgião de NY que um dia perdeu a visão por uma granada atirada por um bandido, contudo não pôde mais ser médico certa noite uma coruja invadiu seu quarto e assustado retirou as ataduras dos olhos  assim descobriu que podia enxergar perfeitamente só que somente na escuridão, surgindo assim o Dr. 00:00, com sua nova identidade se vinga da poderosa máfia da qual foi vítima de um ataque, curiosamente ele não age só á noite, durante o dia para combater o crime ele usa suas Bombas-Blecaute para poder enxergar no combate. Um fato sobre ele é ele já foi um Starman isso ocorreu após a morte de sua esposa  ajudante Myra Manson. Depois de um tempo voltou a SJA como Dr. Meia Noite mas sua segunda passagem não durou muito.

Espectro

Dizem rumores que seu nome é Jim Corrigan mas não se sabe ao certo, ele é um fantasma que decidiu servir á Sociedade da Justiça por vontade própria, seu poder era possuir corpos apesar de ser bem poderoso não ficou por muito tempo.

Sr. Incrível

Houveram dois Senhores Incrível na Sociedade, o primeiro Terry Sloane, já morto e o segundo Michael Holt, ambos não tinham poderes, apenas eram super-híper-mega inteligentes e usavam isso como arma.

Como vocês já devem saber nem todos esses heróis permaneceram na Sociedade da Justiça, com o passar do tempo novos heróis apareciam para ajudar no combate ao crime, isso já após a 2ª GM, muitos deram continuidade á gerações, outros eram novos ‘’no pedaço’’. Entre eles:

Poderosa

Ainda não se sabe  ao certo a origem de Kara Starr, sua origem diz que ela veio de outro planeta em uma cápsula e foi descoberta por Superman, pelo menos é nisso que ela acredita que seja, começou como um membro auxiliar na Sociedade mas depois de verem a semelhança de seu poder com o de Superman foi logo para a equipe principal.

Stargirl

É uma adolescente chamada Courtey Whitmore que descobriu que seu padrasto era um super herói após achar em um de seus baús o Cinturão Cósmico, um tipo de cajado que lhe dá poderes de vôo, atira raios em forma de estrelas cadentes e pode manipular objetos de qualquer peso, rejeitada pela equipe principal por ser muito nova, ela é uma membro ‘’honorária’’ , está sempre disponível quando se precisa.

Esmaga-Átomo

Albert Julian Rothstein é seu nome, ele usa um traje desenvolvido pelo laboratório STAR que o faz aumentar e diminuir de tamanho a hora que quiser lhe dando uma incrível força fazendo dele um dos mais fortes do grupo.

Mulher Gavião

Essa não é a mesma Mulher Gavião que conhecemos que atuou na Liga da Justiça, a que estamos falando é Shiera Sanders a esposa de Carter Hall, uma mulher comum que na ausência de seu marido usava as asas dele para se tornar a Mulher Gavião por alguns momentos, mas como já é de se esperar não foi tão efetiva na SJA tendo apenas algumas aparições. Anos depois seus criadores resolveram mudar a sua origem e história para a Mulher Gavião que conhecemos hoje (Shiera Hall).

Canário Negro
Dinah Drake foi a primeira a atuar no grupo com essa identidade sendo apenas uma mulher com peruca loira que espancava bandidos, logo foi substituída por sua filha Dinah Laurel Lance, a Canário que conhecemos hoje e que foi treinada pelo Pantera.

A Sociedade da Justiça fez muita fama nas décadas de 40 a 90 devido a esse imenso número de heróis, e aposto que pelo menos um de seus heróis preferidos já esteve nela. Mulher Maravilha, Capitão Marvel, Caçadora, Superman, Tornado Vermelho e Batman também já tiveram suas presenças confirmadas mas não se mantiveram por lá. Hoje inexistente a Sociedade da Justiça ainda é aclamada por muitos fãs e que ainda querem seu retorno. Mas será que seria legal ver esses idosos chutando o traseiro de vilões de novo?! Quem sabe...

Curiosidade extra: A Liga da Justiça foi sua sucessora após o seu fim na qual lhe serviu de inspiração para os heróis da nova geração.

Até a próxima!
ÁCaminhoDaRevoluçãoNerds

Nenhum comentário:

Postar um comentário